Sucessão Familiar e Perpetuidade do Patrimônio

Por Silvia Leticia Agostini de Pinho

OAB/PR 76.282

 

O grande objetivo da maioria das empresas familiares é conseguir fazer uma transição sucessória tranquila e perpetuar o patrimônio, mantendo a “riqueza” familiar.

 

A boa sucessão e formação de lideranças é um dos principais desafios da empresa familiar, para alcançar tal objetivo é fundamental estar claro o processo de sucessão dentro da empresa e da família, bem como manter todas as expectativas alinhada.

 

Nesse contexto a separação entre interesses pessoais e dos negócios são fundamentais, trabalho que pode ser implantado com o trabalho de uma consultoria jurídica de Governança Corporativa e preparação da Sucessão.

 

Veja-se o exemplo do grupo cearense Edson Queiroz, que recentemente passou a ser comandado pela terceira geração, netos do fundador, até o momento eles têm compartilhado as funções executivas de forma harmônica.

 

Para alcançar essa transição sucessória de forma estruturada, contrataram uma consultoria par tornar a gestão mais profissional e estabelecer regras claras para a participação dos herdeiros no cotidiano corporativo. Projetam um novo acordo de acionistas, com as definições de que tipo de formação os herdeiros que almejarem trabalhar na companhia precisam ter, e o segundo passo será criar uma Family Office.

 

Como dito, hoje a administração do grupo é feita com triplo comando, e para este permanecer funcionando os primos resolveram fortalecer o Conselho de Administração. Qualquer decisão importante tem de ser tomada em conjunto pelos três e aprovado pelo Conselho de Administração.

 

Embora o Grupo Edson Queiroz seja grande, a preparação da Sucessão e as regras de Governança Corporativa são aplicáveis em qualquer tamanho de sociedade que queira se perpetuar e evitar conflitos familiares na sucessão.

 

Para mais informações, acesse: http://basda.blog.br/

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *