A Diferença e a Importância das Contabilidades Financeira e Gerencial para um Planejamento Jurídico – Societário e Tributário – bem-sucedido

 

por Jose Rodriguez Limeres Jr.

 

Todos sabem que a Contabilidade, de maneira geral, é necessária e obrigatória para uma sociedade empresária, todavia, existem algumas pessoas que não sabem diferenciar as duas espécies que estão presentes no dia-a-dia da atividade empresarial.

Nesse sentido, num primeiro momento, é necessário diferenciar cada uma das contabilidades que estão presentes dentro da atividade empresarial e diretamente relacionadas com tudo que pode se mencionar acerca da empresa – nesse sentido como a própria sociedade e não apenas como atividade.

A primeira delas, a Contabilidade Financeira, respeitando as regras internacionais e nacionais, deve respeitar as diretrizes definidas pelos órgãos reguladores da contabilidade, que foram sendo, parcialmente, ajustadas, como o Conselho Federal de Contabilidade no Brasil.

Nessa ‘modalidade’, há a responsabilidade pela escrituração contábil da sociedade empresária, utilizando o método das partidas dobradas, que, sem esgotar o tema, pode ser explicado como “para todo crédito sempre haverá um débito no mesmo valor, e vice-versa”, ou seja, um crédito poderá ser colocado numa conta, mas poderão haver vários débitos, que poderão ser alocados, registrados, em várias contas, mas a soma dos débitos sempre será a do referido crédito, e, vice-versa.

Ademais, o resultado de toda a escrituração contábil da empresa será demonstrado pelas demonstrações contábeis, seja o Balanço Patrimonial, seja, por exemplo, também, o Demonstrativo de Resultados do Exercício, que são obrigatórios e que serão utilizados em um planejamento empresarial, tributário, societário, sucessório, para o cotista/acionista/investidor poder ver o retorno de seu investimento.

Não apenas para essas pessoas, mas serve também para o próprio Fisco, etc. Resume-se, portanto, que as demonstrações são externas às atividades da empresa, refletindo o resultado dentro de um período ou entre períodos para que possam ser comparados.

Nesse ínterim, até a configuração das demonstrações contábeis, elas devem ser elaboradas em conformidade com os princípios e postulados da contabilidade, que norteiam toda a atividade do contabilista, possibilitando, assim, demonstrar informações consistentes e de alto valor agregado.

A segunda, a Contabilidade Gerencial, é a responsável, a partir dos registros contábeis, em buscar o resultado das vendas, custos, despesas, para que o gestor possa tomar as decisões necessárias, seja para aumentar a produção, a interrupção da produção ou a diminuição da produção de determinado produto, por exemplo.

De mais a mais, importante destacar que ambas devem estar andando conjuntamente, no sentido de que as informações dentro das contabilidades devem ter uma qualidade de apuração e transmissão excepcional, pois, caso contrário, irá influenciar nos resultados, tomadas de decisão e nas demonstrações.

Partindo agora do significado e objetivo das duas contabilidades, importante destacar que para um Planejamento Societário eficiente, seja para remodelar a estrutura societária no sentido de manter os mesmos sócios/cotistas, bem como as fusões e aquisições, reitera-se, ambas as contabilidades devem estar alinhadas.

O alinhamento, repetindo, que se menciona aqui é aquele em que há uma qualidade interna na prestação e transporte das informações dentro da sociedade empresária, atrelado a uma Governança Corporativa, para que tudo isso possa e deva resultar em registros contábeis, demonstrações corretas e coerentes e, por fim, internamente, o planejamento estratégico para que a sociedade empresário, ou o grupo empresarial, enxergue o futuro.

Portanto, por tudo isso, o Advogado que irá realizar um planejamento empresarial deve possuir informações fidedignas para que possa desenvolver o seu trabalho e criar perspectivas que poderão se realizar no futuro, diminuindo o risco do capital, seja para investimento, seja para aumentar o resultado do objetivo social.

Outrossim, a qualidade das informações internas e as demonstráveis externamente resultarão na possibilidade de investimentos, diminuição do passivo tributário, diminuição e possibilidade de um planejamento tributário legal e eficaz, aumento do lucro e crescimento das atividades da sociedade e/ou do grupo econômico.

Portanto, de forma simples, foi destacada as diferenças existentes entre as espécies de contabilidade e, também, a importação delas serem tratadas internamente à atividade empresarial para se buscar o melhor para a empresa.

 

Para mais informações, acesse: http://basda.blog.br/.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *